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A saída será mesmo lutar por terceiras faixas na RSC-287

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A decisão do governo do Estado de retirar agora a obrigatoriedade de data para duplicar a RSC-287 entre Santa Maria e Novo Cabrais, trazida com exclusividade pela coluna nesta segunda-feira, pegou autoridades e a população de surpresa, além de gerar muitas queixas. Ninguém sabia ou esperava que isso iria ocorrer, pois a promessa sempre foi de instalar pedágios para duplicar os 204 km da rodovia, entre Santa Maria e Tabaí. O novo projeto prevê que a duplicação de Novo Cabrais à cidade Coração do Rio Grande só sairá quando o volume de veículos praticamente dobrar em relação a hoje e atingir 18 mil eixos por dia.

Motoristas criticam falta de garantia para duplicação da RSC-287

Ficou claro que a decisão do governo do Estado de retirar uma obrigatoriedade de data para duplicar a RSC-287 entre Santa Maria e Novo Cabrais tem a ver com uma tentativa de atrair interessados para o leilão da concessão da rodovia. Ao que tudo indica, com o aumento de 100% do preço do asfalto nos últimos três anos, ou o preço da tarifa de pedágio teria de subir muito, ou não haveria empresas interessadas em assumir a concessão, o que colocaria os planos do governo por água abaixo.

Pedágio da EGR mais barato só para carros: não há almoço de graça

Apesar de ser uma grande perda para a região e de ser uma quebra de promessa do governo Leite, já que sabe-se lá quando agora haverá duplicação de Santa Maria a Novo Cabrais, por outro lado é compreensível a atitude de ter de alterar o projeto. Primeiro, porque realmente o pedágio possivelmente ficaria bem mais caro do que os R$ 5,93 propostos inicialmente. Em segundo, porque, tecnicamente, o tráfego de veículos ainda não é tão elevado aqui na região. Porém, as autoridades do Centro do Estado precisam seguir cobrando o governo do Estado para, pelo menos, garantir que sejam construídas várias terceiras faixas nesse trecho de Santa Maria a Novo Cabrais já no primeiro ano de concessão, antes de iniciar a cobrança de pedágio. Diante do fluxo atual na rodovia, as terceiras pistas resolveriam, sim, o principal gargalo, que são as filas de carros atrás de caminhões e ônibus em horários de pique e em feriadões.

VÍDEO: sem duplicação até Novo Cabrais, Estado estudará construir terceiras faixas

E vale lembrar que, no projeto anterior, haveria garantia de duplicação de Santa Maria a Novo Cabrais lá em 2030 e 2031, mas até lá seria preciso contar com a pista simples, sem nenhuma terceira faixa. Então, se conseguir convencer o Estado a incluir as terceiras pistas já nos anos iniciais da concessão, poderá ser um ganho imediato.

O brabo era contar com a duplicação até Novo Cabrais e, agora, ter de pagar pedágio sem saber se ela vai sair. E para viajar a Porto Alegre, seremos beneficiados com a duplicação de Novo Cabrais a Tabaí.

Mas a promessa do Estado é que a tarifa só será cobrada quando a rodovia toda estiver totalmente recuperada e sinalizada, em boas condições. Veremos.

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